segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EDITAL DO PROJETO RONDON 2013

-->
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS VOLUNTÁRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO RONDON OPERAÇÃO SÃO FRANCISCO JANEIRO DE 2013

O Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar, com sede na Unidade Salgado Filho em Natal, em Natal - RN, através dos professores coordenadores do Projeto Rondon – Operação São Francisco – Janeiro de 2013, define os critérios de seleção para alunos voluntários para participação na Operação São Francisco a ser realizada no período de 19 de janeiro a 05 de fevereiro de 2013 no município de Simão Dias/SE.

I – DAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1. CONCEITO

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. É realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis. As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

2. OBJETIVO

O Projeto Rondon tem por objetivos:

·         Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
·         Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.
·         Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
·         Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.



3. DO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO RONDON

3.1 Atribuições do aluno voluntário
a. Realizar sob supervisão dos professores coordenadores as atividades previstas no Plano de Trabalho acordado entre município e IES por ocasião da viagem precursora e homologado junto a coordenação geral do Projeto Rondon;
b. Organizar ambientes e materiais específicos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos pesquisa;
c. Manter organizado, após as atividades, o ambiente em que tenham sido desenvolvidas as atividades;
d. Ser discreto, não divulgar fatos e informações locais indiscriminadamente e tampouco criticar ou desacreditar abertamente as autoridades locais;
e. Respeitar os costumes, hábitos, tradições e crenças das comunidades onde estiver;
f. Cumprir as normas estabelecidas pelo Manual do Rondonista, respondendo por eventuais danos e perdas decorrentes de sua inobservância, inclusive no que diz respeito ao uso de equipamentos e materiais;
g. Cumprir com os horário estabelecidos para o desenvolvimento das atividades, evitando transtornos para os demais membros da equipe;
h. Apresentar ao final das atividades, sob a forma de relato de experiência, uma narrativa consistente sobre a sua participação na operação, para que possa compor o relatório final a ser enviado a Coordenação Geral do Projeto Rondon operações janeiro de 2013.

3.2 Inexistência de vínculo empregatício

O voluntário do Projeto Rondon exerce suas atividades, sem vínculo empregatício com a Universidade e com O Projeto Rondon, mediante assinatura de Termo de Compromisso do Rondonista e Termo de Cessão de Uso da Imagem, que será enviado para a Coordenação Geral do Projeto Rondon.

II – DAS VAGAS E DO PERIODO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO RONDON

1. Obedecendo aos critérios estabelecidos durante a viagem precursora que avaliando as caraterísticas dos trabalhos a serem desenvolvidos no Componente A, bem como a seleção de aluno para atuação na ACISO, determinou a seleção de alunos dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Educação Física.
2. As atividades do Projeto Rondon no município acontecerão no período de 19 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013.

III - DO PROCESSO SELETIVO

1. DA HABILITAÇÃO

A habilitação de alunos candidatos a vaga para voluntários do Projeto Rondon operações 2013 subordina-se as seguintes condições:
a. Alunos regularmente matriculados em curso de Graduação, que tenham acumulado a partir de 50%  da carga horária do curso  série e que não estejam na última série;
b. No ato da inscrição, o aluno deve apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida, comprovante de matrícula, fotocópia do CPF e carteira de identidade, em via única; histórico escolar atualizado e currículo lattes com recibo atualizado de envio ao CNPq; Declaração do aluno, assegurando que possui disponibilidade  para participar das atividades no período previsto, bem como das atividades preparatórias do projeto, que acontecerão no mes de dezembro de 2012 e primeiras semanas de janeiro de 2013.

2. CONSTITUEM IMPEDIMENTOS À INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO RONDON:

a. o aluno ter débito junto à Secretaria, Tesouraria ou Biblioteca;
b. o registro de aplicação de penalidade disciplinar para o aluno nos últimos dois anos;
c. ter participado de edições anteriores do Projeto Rondon.

3. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

a. Período de inscrição: 26 a 28 de novembro de 2012
b. Local de inscrição: Secretaria do Curso de Enfermagem;
c. Horário: o mesmo de funcionamento do curso exceto no dia 28.11 que as inscrições se encerram as 18:00 h

4. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO

A seleção para vagas de alunos voluntários para o Projeto Rondon constantes neste edital ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, no horário das 08:00h às 18h:00 h, com sequencia de participação divulgado nos murais da universidade e informado no ato da inscrição.

5. DA SELEÇÃO E APROVAÇÃO

a. A coordenação do processo seletivo, nas fases planejamento, execução e avaliação, é da competência dos professores coordenadores do projeto, em articulação com as diretorias de curso;
b. A seleção dos candidatos é feita por meio dos seguintes instrumentos:
b.1 Entrevista com o professor responsável pelo projeto;
b.2 Análise do histórico escolar do candidato;
b.3 Avaliação do Currículo Lattes;
b.4 Verificação da disponibilidade de tempo do candidato para exercer a função no turno e horário previstos.
c. Serão considerados aprovados os alunos que atenderem os critérios estabelecidos por este Edital;
d. Os candidatos aprovados são classificados de acordo com o conceito obtido no conjunto dos instrumentos de avaliação e convocados conforme o número de vagas disponibilizadas;
e. Em caso de empate, são critérios de desempate, por ordem de prioridade:
e.1 a maior média aritmética das médias finais (MF) obtidas pelo aluno nas disciplinas já cursadas;
e.2 a maior quantidade de horas-aula integralizadas no curso.
f. O resultado do processo seletivo para 2010 será divulgado pela Diretoria do Curso até o dia 03 de dezembro de 2012.

6. DA ASSINATURA DOS TERMOS DE COMPROMISSO E CESSÃO DA IMAGEM PARA O PROJETO RONDON

As orientações para assinatura do termo para participação no Projeto Rondon será divulgado juntamente com o resultado do processo seletivo.

7. QUADRO RESUMO DE DATAS

Inscrição: 23 a 28 de novembro de 2012. (Atenção: no dia 28/04 as inscrições acontecerão somente até as 18:00 h);
Seleção: 29 e 30 de novembro de 2012;
Resultado: 03 de dezembro de 2012.

8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Informações complementares poderão ser obtidas junto a Coordenação do Projeto Rondon pelo email: boscofilho@unp.br.


Natal/RN, 26 de novembro de 2012.



Prof. Dr. João Bosco Filho
Prof.Esp. Thiago Renee Felipe
Coordenadores do Projeto Rondon – Operações 2013